Loureiro, AnaCorreia, Ana Filipa Duarte2024-11-242024-11-242024-10-21203720261http://hdl.handle.net/10400.15/5017Este estudo apresenta o impacto da introdução de atividades de programação na motivação, no desenvolvimento do pensamento computacional e nas competências de resolução de problemas entre alunos do 3.º e 4.º anos de uma turma mista. Utilizando uma abordagem metodológica mista, foram aplicados métodos quantitativos e qualitativos para uma análise abrangente e detalhada dos efeitos da intervenção pedagógica. No âmbito dos métodos quantitativos, foram utilizados um pré-teste e um pós-teste, através do desafio Bebras 2023, para medir o progresso dos alunos. A análise dos dados revelou um aumento significativo nas pontuações médias dos alunos da turma, de 65.2 no pré-teste para 90.8 no pós-teste. O teste t para amostras emparelhadas indicou que essa diferença era estatisticamente significativa, com um valor p muito menor que 0.05. Este resultado confirma a eficácia das atividades de programação na melhoria das competências dos alunos. Os métodos qualitativos incluíram observação direta e participante e registo num diário de bordo, permitindo uma análise rica e contextual das experiências e perceções dos alunos. A intervenção pedagógica utilizou plataformas educacionais como a Ubbu e o Scratch, cujas atividades foram recebidas com entusiasmo pelos alunos. Estes relataram uma motivação crescente, destacando o caráter lúdico e desafiador das tarefas de programação. Além disso, identificaram-se melhorias significativas na sua autoconfiança em relação à programação e na sua capacidade de resolver problemas. Os resultados indicam que a introdução de atividades de programação promoveu um desenvolvimento significativo do pensamento computacional e das competências de resolução de problemas, além de aumentar a motivação dos alunos. A análise qualitativa também revelou a importância de estratégias pedagógicas adaptativas para enfrentar desafios específicos, como dificuldades técnicas e de compreensão. Conclui-se que a integração de atividades de programação no currículo escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI.This study aims to present the impact of introducing programming activities on motivation, development of computational thinking and problem-solving skills among 3rd- and 4th-grade students in a mixed class. By using a mixed-methodology approach, quantitative and qualitative methods were applied for a comprehensive and detailed analysis of the effects of the pedagogical intervention. Within the scope of quantitative methods, a pre-test and a post-test were used, through the Bebras 2023 challenge, to measure students' progress. Data analysis revealed a significant increase in the average scores of students, from 65.2 on the pre-test to 90.8 on the post-test. The paired samples t-test indicated that this difference was statistically significant, with a p-value much less than 0.05. This result confirms the effectiveness of programming activities in improving students' skills. Qualitative methods included direct and participant observation and completing a journal, which provided a rich contextual analysis of students' experiences and perceptions. The pedagogical intervention used educational platforms such as Ubbu and Scratch, whose activities were enthusiastically received by students. They reported increasing motivation, highlighting the playful and challenging nature of programming tasks. Furthermore, significant improvements were identified in their self-confidence regarding programming and in their ability to solve problems. The results indicate that the introduction of programming activities promoted a significant development of computational thinking and problem-solving skills, in addition to increasing student motivation. The qualitative analysis also revealed the importance of adaptive teaching strategies to face specific challenges, such as technical and comprehension difficulties. It is concluded that the integration of programming activities into the school curriculum can be an effective tool for the cognitive and motivational development of students, preparing them for the challenges of the 21st century.poriniciação à programaçãopensamento computacionalresolução de problemasintervenção pedagógicamotivaçãointroduction to programmingcomputational thinkingproblem solvingpedagogical interventionmotivationIniciação à programação – desenvolvimento do pensamento computacional e resolução de problemas numa turma mista de 3.º e 4.º anosmaster thesis203720261