Catela, DavidRauber, André LuizCorreia, FranciscaPessoa, AnaLopes, CatarinaAntunes, JulianaFerreira, PatríciaSerrão-Arrais, Ana2022-01-202022-01-202021-10-01Catela, D., Rauber, A., Correia, F., Pessoa, A., Lopes, C., Antunes, J. & Ferreira, P. (2021). Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short report. A.R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, J. Marmeleira (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 89-91). Évora, Portugal: Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-216-1978-972-778-216-1http://hdl.handle.net/10400.15/3862Este estudo analisa a relação entre perceção tátil, simulação de uso de instrumento e palavra em crianças de 2 a 5 anos. Mostraram-se à criança 11 instrumentos do seu quotidiano, perguntou-se-lhe (i) o que era (palavra), (ii) que fingisse usá-los (gesto) e (iii) que os identificasse tatilmente. As crianças de 2 anos apresentaram mais desvios morfológicos. Com o avanço da idade, as crianças fizeram mais identificações táteis. Crianças com mais desvios por subextensão e morfológico realizaram menos gestos e fizeram menos identificações táteis. Crianças com mais identificações orais foram as com mais identificações táteis. Crianças com mais identificações táteis foram as com mais gestos do tipo “incorporação”. Ocorre uma transição abrupta dos 2 para os 3 anos em qualidade e quantidade de palavras. A identificação tátil e gestualização estão associadas a melhor dicção e maior léxico verbal. Ambas estão associadas, principalmente, com a gestualização de “incorporação”. Os resultados sustentam a hipótese de uma interação entre perceção tátil, gesto e aquisição da palavra.In this paper, we show an analyze the relationship between tactile perception, simulation of instrument use and word in children aged from 2 to 5 years. The child was shown 11 instruments from her/his daily live, asked (i) what they were (word), (ii) to pretend to use them (gesture), and (iii) to identify them tactically. The 2-year-old children had more morphological deviations. With age, children made more tactile identifications. Children with more subextension and morphological deviations performed fewer gestures and made fewer tactile identifications. Children with more oral identifications were the ones with more tactile identifications. Children with more tactile identifications were the ones with more gestures of the “incorporation” type. There is an abrupt transition from 2 to 3 years in terms of quality and quantity of words. Tactile identification and gestures are associated with better diction and greater verbal lexicon. Both are mainly associated with the gesture of “incorporation”. The results support the hypothesis of an interaction between tactile perception, gesture and word acquisition.pordesenvolvimento da linguagemperceção tátilgestos icónicosincorporaçãochildhoodlanguage developmenttactile perceptiongesturesincorporationPerceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short reportTactile perception, gesture and oral language in everyday instruments for children from 2 to 5 years of age: short reportbook part