Hamido, GracindaSabino, Solange Isabel Pernas2021-08-162021-08-162021-07-13202756700http://hdl.handle.net/10400.15/3605Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve e analisa as minhas práticas de ensino supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório está organizado em duas partes, a primeira engloba, de forma reflexiva, a prática pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos de estágio (caracterização da instituição, planeamento e avaliação das atividades). A segunda parte engloba todo o processo de investigação realizado. Este processo teve como principal objetivo investigar, a partir da voz das crianças e da análise da minha própria ação, a importância da relação entre avós e netos e a sua influência e contributos para a prática educativa. Utilizando uma metodologia de investigação-ação, recolhi dados que me permitiram concluir acerca do impacto positivo da relação com os avós na aprendizagem e bem-estar geral das crianças, assim como acerca da importância da escuta atenta das crianças e incorporação dessa observação na implementação da ação educativa.This report describes and analyses my supervised teaching practice in the scope of the Master’s degree in Kindergarten Education by the Escola Superior de Educação, in the Instituto Politécnico de Santarém. The report is organized in two parts. The first part encompasses, in a reflexive way, the teaching practice developed in different internship contexts (characterization of the institution, planning and evaluation of activities). The second part encompasses all of the research process. The main goal of this thesis was to research, focused on the children spontaneous words and on the analysis of my action, the importance of the relationship between grandchildren and grandparents and its influence and contribution to the children learning process. Using an ‘action-research’ methodology, I have collected data that enabled me to conclude on the positive impact of the relationship between grandchildren and grandparents on the children learning abilities and general well-being. I’ve also concluded on the importance of closely listening to the children and on the inclusion of those findings during the implementation of my teaching practice.porintergeracionalidadeavósjardim de infânciadesenvolvimento profissionaleducadoresintergenerationalitygrandparentskindergartenprofessional developmenteducatorsO lugar dos avós no desenvolvimento e aprendizagem das crianças no Jardim de Infânciamaster thesis202756700