Figueiredo, Maria2019-04-102019-04-102018-06-28http://hdl.handle.net/10400.15/2500Contexto: A aprendizagem da promoção da saúde (PrS) centrada no estudante implica um papel deste como gestor da sua aprendizagem, no sentido da tomada de decisões com responsabilidade e autonomia reflexiva, num contínuo de imaturidade para a maturidade dependendo dos tipos de aprendizagem educativa, das interações educativas entre os professores e os estudantes e dos episódios de aprendizagem num paradigma de aprendizagem educativo-humanístico. Objetivos: Caraterizar o conhecimento dos professores sobre a PrS, na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular; identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da PrS. Método: Estudo de caso múltiplo: análise documental, observação participante e entrevistas. Tratamento e análise dos dados: conteúdo, domínios culturais e triangulação. Resultados: Da análise dos dados emergiu o tema: aprendizagem da PrS centrada nos estudantes e domínio: Processo de aprendizagem. Conclusões: Os professores salientam as narrativas escritas como estratégias educativas, mas estas são sucintas e assistemáticas, não permitindo a transformação do conhecimento e de paradigma. Utilizam a reflexão sob a forma de narrativas orais e prática baseada na evidência, na construção do conhecimento teórico e prático e valorização do conhecimento em enfermagem. Os professores e estudantes valorizam a simulação para aprendizagem de conceitos essenciais e desenvolvimento de capacidades dos estudantes como promotores de saúde.porPromoção da saúdeReflexaoAprensizagemNarrativasSimulaçãoAprendizagem da promoção da saúde centrada nos estudantes do curso de enfermagemHealth promotion learning centered on nursing studentsconference object