Piscalho, IsabelLuís, HelenaSeixas, SóniaHamido, Gracinda2024-06-202024-06-202023Piscalho,I., Luis,H., Seixas,S. & Hamido, G. (2023). Cuidar desde o Início: um programa de qualificação para o Sistema Nacional de 329 Intervenção Precoce na Infância. Joana Sousa, Luís Vicente, Nuno Fragata Marques. Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023, 329-336. ISBN 978-989-35497-1-1978-989-35497-1-1http://hdl.handle.net/10400.15/4890O programa de formação que se apresenta, no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), instituído através do Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro, visou potenciar os recursos humanos integrados ou a integrar as Equipas Locais de Intervenção (ELI) garantindo uma maior cobertura e melhor qualidade das respostas às necessidades multidimensionais e específicas das crianças elegíveis e das suas famílias, com vista à sua inclusão social. Sendo a missão do SNIPI garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo- -se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social, propôs-se a construção de um conjunto de ações de formação para técnicos dos sistemas de saúde, social e de educação, que trabalhassem neste Sistema e que tivessem necessidades de formação diferenciadas. Apesar do grande desenvolvimento do referencial teórico que sustenta este Sistema de Intervenção, apenas um número reduzido de profissionais teve acesso a formação específica para desempenhar funções, em particular na área do Alentejo, como explicitamos de seguida. Dando resposta a uma necessidade de descentralização desta oferta formativa e estando a nossa Instituição de Ensino Superior no centro da Lezíria do Tejo/Alentejo, inicialmente, analisámos de forma mais detalhada as necessidades desta região. Porém, posteriormente, verificou-se a necessidade de desenvolver este programa formativo a nível nacional no formato b-learning, entre novembro de 2021 e 2 de junho de 2022, e por consequência visou-se além do contributo para a consolidação do próprio Sistema, assegurar a extensão da cobertura já alcançada dos serviços prestados, assim como, naturalmente, a contínua melhoria da sua qualidade.porintervenção precoce; formação; sistema nacional de intervenção precoce; multidisciplinaridade; inclusãoCuidar desde o Início: um programa de qualificação para o Sistema Nacional de 329 Intervenção Precoce na Infânciabook parthttps://doi.org/10.25766/6241-9n98