Raposo, AlbertinaMarques, HugoAndré, CéuCoelho, La SaleteColaço, SusanaFernandes, SandraGonçalves, TeresaMargarida, SilveiraUva, Marta2021-03-272021-03-272019Raposo, A.; Marques, H.; André, C.; Coelho, L. S.; Colaço, S.; Fernandes, S.; Gonçalves, T.; Silveira, M. & Uva, M. (2019). A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)972-745-259-0http://hdl.handle.net/10400.15/3434As possibilidades de integração e/ou o reforço das temáticas de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento na formação de professores/as bem como a implementação e disseminação de atividades nos Agrupamentos de Escolas, partindo do princípio que estes representam espaços privilegiados para a participação e a construção do futuro das sociedades, representam uma oportunidade de contributo efetivo para a transformação social. É neste pressuposto que surge o Projeto Escolas Transformadoras. Tendo como parceiros uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (Fundação Gonçalo da Silveira) e três Escolas Superiores de Educação integradas em Institutos Politécnicos (Beja, Santarém e Viana do Castelo) o Projeto Escolas Transformadoras propõe-se pensar a escola enquanto agente de cidadania que promove o pensamento crítico, a criatividade, modelos inovadores de ensino/aprendizagem que contribuem para repensar a Educação para a Cidadania, na sua dimensão de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento. Este artigo, assente nos resultados que se visam alcançar e nas atividades a desenvolver, é uma proposta de reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho colaborativo e a importância do cuidar da relação nas suas diferentes dimensões e esferas de atuação.poreducação para a cidadaniaeducação para o desenvolvimentotrabalho colaborativotrabalho em redeA dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexãoconference object