Salsa, BrunaPereira, CarlaSilva, CláudiaMarques, NicoleMartinho, RitaDurão, ConceiçãoMoreira, ConceiçãoAndré, JoaquimLinhares, ElisabeteBranco, NeusaSantos, RaquelCavadas, Bento2022-06-042022-06-042022-03Salsa, B.; Pereira, C.: Silva, C.; Marques, N.; Martinho, R.; Durão, C.; Moreira, C.; André, J.; Linhares, E.; Branco, N.; Santos, R. & Cavadas, B. (2022 11-12).Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básico.[Poster presentation]. Inovação do Ensino da Matemática e das Ciências 2022, Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação.978-989-54983-6-9http://hdl.handle.net/10400.15/4014Este trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.pororigamiciênciasmatemáticaExplorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básicoother