Cunha, ArmandaBranco, Ana MariaSousa, Maria InáciaNeto, AdrianaQuintas, AnastácioSantos, ÁlvaroCosta, BleizyMonte, Isidoro Rosa2024-10-102024-10-102016Cunha A., Branco A.M., Sousa M.I., Neto A., Quintas A., Santos A., Costa B. & Monte I. R. (2016)Organização e supervisão da prática pedagógica: guia de formação inicial. Escola Superior de Educação.http://hdl.handle.net/10400.15/4964Este documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação inicial. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da atividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).porrepublica democrática de são tomé e príncipeguiãoorganização e supervisãoprática pedagógicaescola superior de educaçãoOrganização e supervisão da prática pedagógica: guia de formação inicialjournal article