Hamido, GracindaLuís, HelenaPiscalho, IsabelGuimarães, Célia Maria2018-01-172018-01-172013-03Chaleta, M.E. et al (Coord.)(2013). ACTAS: II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education /Learning Orchestration in Higher Education” (pp. 172-189). Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico. [suporte Cdrom - ISBN: 978-989-96656-4-4].978-989-96656-4-4http://hdl.handle.net/10400.15/2038Nesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadoresIn this communication we intend to present and analyze some preliminary data collected as part of an ongoing broader project, developed by two teacher training institutions in Portugal and Brazil. Based on an analysis of representations of teaching, and of the expected impact of training processes on those representations, we try to generate some contributions to the understanding of the processes of teachers’ professional identity construction. The mobilized data result from some answers to questionnaires given to students attending the training courses of early childhood educators and primary teachers, 55 students from the Portuguese institution and 77 from the Brasilian institution. We develop our analysis in a conceptual framework that takes the concepts of social representation (Moscovici, 1988), dialogism (Grossen, 1999; Hermans, 2001) and transition (Zittoun, 2006) as central to understanding the dynamics of change and continuity inherent in the construction and development of identities. Preliminary results reinforce the relevance of communicative processes that may reconfigure students’ representations, over the course of their training and supervision.porformação de professoresidentidade profissionalrepresentações sociaisdialogismostransiçõesteacher educationprofessional identitysocial representationsdialogismtransitionsConstruir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professorjournal article