DA SILVA, Ana2010-12-172010-12-172009SILVA, Ana da - O teatro debate como factor protector: estratégia não formal para a prevenção da violência nas escolas. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.289-3021646-2335http://hdl.handle.net/10400.15/359Este artigo perspectiva o teatro debate como estratégia não formal para a prevenção da violência e promoção da convivência pacífica nas escolas, através da análise do processo de criação e encenação de “Macacos e Pombos”, uma peça sobre bullying em contexto escolar da USINA – Associação de Intervenção Social, que conhecemos, no ano de 2007, por observação participante e realização de entrevistas aos principais intervenientes no processo. - This article presents the debate theatre as a non formal strategy to prevent violence and to promote pacific living in schools, through the analysis of the creation and putting on process of “Monkeys and Pigeons”, a play about bullying in school context by USINA, an Association of Social Intervention, that we came to know in 2007 by making participant observation and interviews to the main participants in the process.porTeatro debateBullyingAnimação socioculturalEscritaO teatro debate como factor protector: estratégia não formal para a prevenção da violência nas escolasjournal article