Bernardino, MafaldaCatela, DavidBranco, Marco A. C.Mercê, Cristiana2024-02-112024-02-112023-1120. Bernardino, M., Catela, D., Branco, M., & Mercê, C. (2023) Efeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbação no desenvolvimento da coordenação (dcd): revisão sistemática. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 243-249). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.978-989-53655-5-5http://hdl.handle.net/10400.15/4747A perturbação no desenvolvimento da coordenação (DCD), é uma condição motora que afeta a capacidade de realizar habilidades motoras coordenadas grossas e finas, com impacto negativo significativo no dia a dia. O exercício físico (EF) ajuda a mitigar os efeitos negativos da DCD em crianças, porém não existe sistematização nesta área com a população adolescente. Esta revisão objetivou investigar quais os efeitos do EF em adolescentes com DCD. A pesquisa foi realizada na PubMed, e a avaliação da qualidade através da escala de PEDro. Foram selecionados 5 artigos, que evidenciaram efeitos significativos do EF na competência motora em adolescentes com DCD. O EF deve ser incluído nos hábitos de vida de adolescentes com DCD, preferencialmente através de programas, com uma duração mínima de 13 semanas, orientados por profissionais com qualificação adequada, para melhoria da competência motora e desenvolvimento das habilidades motoras.Developmental coordination disorder (DCD) is a motor condition that affects the ability to perform coordinated gross and fine motor skills, with a significant negative impact on the daily lives of individuals with this disorder. The literature indicates that physical exercise (PE) helps mitigate the negative effects of DCD in children, but there is a lack of systematic research in this area with the adolescent population. This review aimed to investigate the effects of PE in adolescents with DCD. The research was conducted on PubMed, and the quality assessment was done using the PEDro scale. Five articles were included, which demonstrated significant improvements in motor competence in adolescents with DCD through PE. It is concluded that PE should be incorporated into the lives of adolescents with DCD, with these programs lasting a minimum of 13 weeks and being planned by qualified professionals, aiming to improve motor competence and develop motor skills.porPerturbação no desenvolvimento da coordenaçãomodelo de Stoddenadolescentesrevisão sistemáticacompetência motoradevelopmental coordination disorderadolescentexercisemotor competenceStodden’s modelEfeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbação no desenvolvimento da coordenação (dcd): revisão sistemáticaEffect of physical exercise intervention on adolescents with developmental coordination disorder (dcd): a systematic reviewbook part