Amaral, NunoCatela, DavidSeabra, Ana Paula2022-05-142022-05-142010-10Amaral, N., Catela, D., & Seabra, A. P. (2010). Estudo exploratório sobre frequência cardíaca e tipo de interferência contextual na realização de nós em crianças de 9-10 anos de idade. In O. Vasconcelos, M. Botelho, R. Corredeira, J. Barreiros, & P. Rodrigues (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III (pp. 105-113). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.http://hdl.handle.net/10400.15/3982A frequência cardíaca (FC) está directamente associada à complexidade de informação a processar. Fomos verificar se a FC em crianças era sensível à organização da estrutura de prática (IC). 34 crianças (9,41±0,5 anos) foram divididas por 4 grupos experimentais: (i) por blocos (PB), (ii) por séries (PS), (iii) contínuo (C), (iv) aleatório (A); para aprendizagem de três nós. No início da fase de aquisição (FA), o grupo A revelou proporção à FC de repouso (FCR) em média superior aos restantes grupos, e entre o início e o final da FA, uma redução da média da FCR em todos os nós. No final da FA, num dos nós, o grupo A revelou diferença em relação à FC de repouso (DFC) significativamente inferior ao grupo PB. Do final da FA para o teste de retenção, o grupo PB reduziu significativamente a DFC num dos nós e o grupo A aumentou-a significativamente em todos os nós. No teste de transferência, o grupo A revelou FCR e DFC significativamente superiores aos restantes grupos. Os resultados sustentam sensibilidade da FC das crianças à IC, com presumível resposta simpática à elevada IC e presumível predomínio parassimpático quando há necessidade de recuperação de informação. A evolução da FCR e da DFC, sustentam a hipótese distinção/elaboração para o efeito da IC.porInterferência contextualfrequência cardíacacriançaspsicofisiologianósEstudo exploratório sobre frequência cardíaca e tipo de interferência contextual na realização de nós em crianças de 9-10 anos de idadebook part