Cardona, Maria João (coordenadora)Linhares, Elisabete (coordenadora)2024-01-162024-01-162024-01: 978-989-35287-5-4http://hdl.handle.net/10400.15/4707Pensar a Formação e Educação nas Primeiras Idades remete-nos à Coleção com o mesmo nome, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, que já nos brindou com duas publicações: a primeira em 2020 e a segunda em 2022, ambas pondo a tónica na importância da investigação nos processos formativos. Honrando esse compromisso de raiz, este terceiro número é assim dedicado às práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, dando testemunho de trabalhos de pesquisa de mestrandos, devidamente acompanhados pelos respetivos orientadores, numa lógica de diálogo e parceria como importa no percurso de jovens investigadores. Mas, além do interesse que suscitam as temáticas de eleição das autoras e suas opções metodológicas, gostaria de realçar o papel fundamental que esta Coleção exerce, quando passa, mesmo que subliminarmente, a grande mensagem de que o professor/educador é um investigador. Ele não é apenas o técnico, ateórico e apolítico, que utiliza os melhores métodos e procedimentos com os seus alunos, executando com rigor determinações emanadas de outros patamares de decisão. Como verdadeiro profissional, ele deve investigar as suas práticas pedagógicas, num processo contínuo de reflexão-investigação ação.poreducação pré -escolar1ºCiclo do ensino Básicoinvestigação na educaçãoPráticas investigativas na formação inicial de professores e educadoresbook