Mestrinho, NelsonOliveira, Hélia2013-05-302013-05-302012Mestrinho, N. & Oliveira, H. (2012). A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: SPIEM.http://hdl.handle.net/10400.15/814Neste estudo analisamos a forma como a utilização do tangram favorece o aprofundamento da compreensão do conceito de área em futuros professores dos primeiros anos de escolaridade. Num contexto de investigação sobre a prática, realizada no âmbito de uma experiência de formação, consideramos o trabalho desenvolvido por um grupo de quatro estudantes do 2.º ano de Licenciatura em Educação Básica no decurso de uma tarefa proposta a partir do tangram. Tendo por base dados recolhidos através de registos áudio e vídeo constatamos que o uso deste recurso promove tanto o desenvolvimento de ideias fundamentais à compreensão da medida da área, como permite explorar diferentes abordagens ao conceito de área.pormedidaáreaprática de ensinotangramformação inicial de professoresA integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos.conference object