Sá, Maria TeresaSantos, Tânia Andreia Pinto dos2017-08-222017-08-222014-03-11http://hdl.handle.net/10400.15/1873Relatório apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório engloba o percurso formativo ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e Jardim de Infância, refletindo as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, assim como a emergência de questões decorrentes da prática. A problemática estudada, centrada nas valências de Creche e de Jardim de Infância, refere-se à Importância das festividades sazonais e comunitárias num currículo em Educação de Infância. A partir da abordagem do significado e importância das festividades feita por alguns autores, o presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância atribuída pelas educadoras de infância à celebração das festividades, quais as datas que privilegiam, os motivos que justificam essas escolhas, assim como as implicações que identificam para as aprendizagens e para o desenvolvimento infantil. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por entrevista. Conclui-se que nas duas valências as profissionais integram no trabalho educativo a comemoração de determinados dias festivos, garantindo a sua importância e considerando que promovem aprendizagens em todas as áreas do desenvolvimento.The present report covers the formative path along the supervised teaching practice in the context of Nursery and Kindergarten, reflecting the learning achieved and difficulties experienced as well as the emergence of issues arising from practice. The studied problem, focusing on the valences of Nursery and Preschool, refers to the importance of seasonal and community festivities in a curriculum in Childhood Education. From the approach to the meaning and importance of the festivities by some authors, this study has the overall objective of understanding the importance given by the kindergarten teachers to the celebration of the festivities, which dates that privilege, the reasons for these choices, as well as identifying the implications for learning and child development. The study, of qualitative and exploratory nature, uses for data collection technique interview survey. It is concluded that on both valences, the kindergarten teachers integrate on the educational work the celebration of certain festive days, ensuring their importance as promoters of learning in all areas of development.porfestividades sazonais e comunitáriaseducação de Infânciacurrículocrechejardim de infânciaprática pedagógicaseasonal and community festivitieschildhood educationcurriculumnurserykindergartenteaching practiceFestividades sazonais e comunitárias no currículo em educação de infânciamaster thesis201151790