Uva, MartaAntunes, Ana Raquel Martins2020-01-132020-01-132019-12-12202351211http://hdl.handle.net/10400.15/2773Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO Presente Relatório Síntese de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvido na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Neste relatório síntese, é apresentado o meu percurso da Prática de Ensino Supervisionada em Contexto de Creche e Jardim de Infância, e desenvolvida a componente investigativa, em torno da questão: “O papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens, a partir de atividades centradas no brincar.” Na primeira parte deste relatório, inserem-se as caracterizações de cada contexto educativo onde realizei a minha prática, e relato as experiências que considero mais significativas, tanto a nível pessoal como profissional, que me enriqueceram quanto futura Educadora de Infância. Na segunda parte, no que se refere à componente investigativa, é apresentada a metodologia de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas semi diretivas a cinco Educadores/ as de Infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional em Creche e Jardim de Infância. Estas entrevistas permitiram-me explorar o papel do/ educador/a de infância na promoção de aprendizagens, a partir de atividades centradas no brincar e as perceções dos/as Educadores/as de Infância acerca do brincar. Por consequência, será apresentado uma análise do diário de bordo que foi realizado em campo. É ainda apresentada a análise dos resultados que culminou numa síntese comparativa dos resultados obtidos. Os resultados permitiram-me perceber que as crianças quando brincam exploram o que as rodeia, desenvolvem-se e aprendem. De forma geral, todos/as os/as Educadores/as acreditam nos benefícios e na centralidade do brincar, enquanto atividade fundamental ao desenvolvimento da aprendizagem.The present Summary Report on the Supervised Teaching Practice was elaborated in the scope of the Master's Degree in Pre-School Education, developed at the Escola Superior de Educação de Santarém, of the Polytechnic Institute of Santarém. This paper presents my course of Supervised Teaching Practice in the Context of Nursery and Kindergarten and the research component developed around the issue: The Role of the Childhood Educator in the Promotion of Learning from the Planning of Activities Centered on Playing. In the first part of this report, the characteristics of each educational context where I performed my practice are inserted: Context of Nursery, Kindergarten and for last Kindergarten, where I report the experiences that I consider most significant, both personally and professionally that have enriched me as future Childhood Educator. In the second part, which concerns the research component, is presented the methodology where semi-directive interviews were carried out to five Childhood Educators in different phases of the career and with professional experience in Nursery and Kindergarten in order to know the Role of the Child Educator in the promotion of learning from the planning of activities centered on the play and perceptions that the Childhood Educators had about playing, the results analysis and finally a comparative synthesis of the obtained results are presented. The results showed that the children when playing, they explore their surroundings, they develop themselves and learn. In general, all the Educators believe in the benefits of playing, one could realize that it is a great promoter of learning.porbrincarprática educativadesenvolvimento e aprendizagemplayeducational practicedevelopment and learningO papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens a partir de atividades centradas no brincarmaster thesis202351211