Cardona, Maria JoãoAntunes, Beatriz Maria Figueiredo2024-05-052024-05-052024-04-11203592182http://hdl.handle.net/10400.15/4838Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta o percurso efetuado nos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido paralelamente. As Práticas de Ensino Supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico constituíram-se como oportunidades de aprendizagem fundamentais e de desenvolvimento do pensamento crítico relativamente ao meu futuro desempenho profissional. A necessidade de estudar a transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico emergiu dos contextos de estágio. Efetuou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 docentes – 2 profissionais da Educação Pré-Escolar e 2 profissionais do 1.º Ciclo do Ensino Básico –, com o intuito de compreender o processo de transição através da sua perceção. Escutámos, também, 13 crianças, para uma melhor compreensão dos fatores que favorecem e/ou afetam a transição entre o jardim de infância e a escola. O exercício investigativo revelou a necessidade de “cuidar das transições” (Vasconcelos, 2007, p. 45), evitando, deste modo, percursos educativos desarticulados e sem continuidade.This Internship Report arose within the scope of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and presents the path taken in the internships carried out and the research work developed in parallel. The Supervised Teaching Practices in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education were fundamental learning opportunities and towards the development of critical thinking regarding my future professional performance. The need to study the transition between Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education emerged from the internship contexts. A qualitative research was carried out, and semi-structured interviews were conducted with 4 teachers – 2 Pre-School Education professionals and 2 professionals from the 1st Cycle of Basic Education – to understand the transition process through their perception. We also listened to 13 children for a better understanding of the factors that favour and/or affect the transition between kindergarten and school. The investigative exercise revealed the need to "take care of transitions" (Vasconcelos, 2007, p. 45), thus avoiding disjointed and uncontinuous educational paths.portransiçãoarticulação curricularcontinuidade educativatransitioncurricular articulationeducational continuityTransição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis203592182