Uva, MartaCarvalho, Sara Isabel Patricio2018-07-062018-07-062018-06-07201930676201930676http://hdl.handle.net/10400.15/2278Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio apresenta uma síntese do trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. A primeira parte organiza e apresenta a informação contida nos portefólios de estágio, nas planificações elaboradas a pares e/ou individuais e as reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos vários contextos de estágio (creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico), bem como o resultante percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, apresenta-se o exercício investigativo realizado em torno da questão – como se desenvolve o processo de gestão de conflitos em contexto pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico? A metodologia seguida para dar resposta à questão de pesquisa passou pela definição de um estudo de cariz qualitativo com recurso a entrevistas realizadas a educadoras de infância e professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Da análise dos dados recolhidos foi possível constatar que as educadoras de infância e as professoras do 1.º ciclo do ensino básico têm diferentes perspetivas do tema embora todas considerem importante a necessidade de formação nesta área.This trainee report represents a summary of the work developed during the Masters degree of preschool and elementary school education and it is organized in two parts. The first part organizes and represents the trainee portfolio information, the planning done in pairs or individually and also individual thoughts to describe the work develop during training in several contexts (nursery, kindergarten and elementary school), as well as, all the professional development and personal learning achieved. The second part shows the investigation done around the question – How to develop and manage a conflict process in a preschool or elementary school? The methodology followed to answer this research question went through a defined qualitative study based in interviews to kindergarten and elementary teachers. The final analyses conclude the kindergarten and elementary teachers have different perspectives about this subject but all consider very important the need of training in this field.porgestãoconflitosestratégiasformaçãomanagementconflictstrategiesformationGestão de conflitos em contexto escolarmaster thesis201930676