Rosa, MartaAmendoeira, JoséBarroso, IsabelCunha, FátimaSaragoila, FátimaSilva, Mário Ribeiro da2021-02-152021-02-152020-09Rosa, M., Amendoeira, J.,Barroso, I., Cunha ,F., Saragoila F., Silva, M.R. (2020) Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricular. Santarem. Instituto Politécnico de Santarem-6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.http://hdl.handle.net/10400.15/3345A formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.porEstratégias PedagógicasEducação em EnfermagemAprendizagemDidática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricularbook part