Caseiro, HelenaSilva, AnaTorres, AnaRosa, Marta2024-02-072024-02-072024-02Caseiro, H., Silva, A., Torres, A., Rosa, M. (2024). A Transdisciplinaridade na Construção das Aprendizagens - Contributos de um Projeto Erasmus+. Santarem. 1º Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.http://hdl.handle.net/10400.15/4727Comunicação apresentada no 1º Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública - IPSantarém - Escola Superior de SaúdeIntrodução – Na continuidade do projeto Erasmus+ Exprax , que permitiu através da simulação implementar boas práticas na educação em saúde e que culminou com a elaboração de um Manual de Formação de Formadores em simulação, emerge o Projeto Transdisciplinary – Learning in Healthcare Education, cujos objetivos são melhorar a qualidade e eficácia da educação para a saúde, concebendo um modelo de atividades transdisciplinares e através do intercâmbio de boas práticas entre os parceiros, apoiar a adoção de uma abordagem inovadora da transdisciplinaridade. Objetivo – Partilhar o projeto Erasmus+ Transdisciplinary – Learning in Healthcare Education Materiais e Métodos – Na primeira reunião as entidades parceiras partilharam e discutiram problemáticas, objetivos, atividades e funções de cada parceiro, tendo efetuado a análise das necessidades e competências. Atualmente estão a preparar a primeira Learning/teaching Training Activities que irá decorrer na semana de 10 a 16 de março. As atividades preveem a mobilidade de professores e estudantes em diferentes fases do projeto. Resultados – Os resultados previstos são a criação de um modelo de aprendizagem transdisciplinar para o ensino em saúde, de um manual sobre como organizar atividades transdisciplinares e uma coleção de 12 modelos de atividades transdisciplinares e respetivos planos (6 teóricas e 6 práticas). Conclusão – A importância do desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes a trabalhar em equipa e a ter uma visão abrangente dos contextos da prática é fundamental. Este modelo de ensino/aprendizagem transdisciplinar promove uma compreensão integrada da realidade, sendo que a partilha de conhecimentos transdisciplinares permite equacionar soluções partilhadas na resolução de problemas.porErasmusEpraxManual de Formação de FormadoresA Transdisciplinaridade na Construção das Aprendizagens - Contributos de um Projeto Erasmus+conference object