Correia, MarisaClara Martins, MariaGonçalves Camacho, António George2021-10-042021-10-042021-07http://hdl.handle.net/10400.15/3646Face aos desafios globais do século XXI, tem-se defendido uma abordagem educativa que articule a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (STEM), capaz de fomentar a literacia nestas áreas e de contribuir para o desenvolvimento de competências do século XXI: colaboração; pensamento crítico; criatividade; resolução de problemas; literacia digital. Contudo, vários desafios se colocam aos professores, nomeadamente, a integração dos conteúdos, a inclusão das práticas de engenharia e a utilização das tecnologias digitais sem ser como mero recurso. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, estes desafios são acrescidos. Pretendemos apresentar uma atividade envolvendo conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais, para o 3.º ano, do 1.º Ciclo, desenvolvida na formação inicial de professores. A atividade de caráter investigativo, assente no Modelo dos 6E, parte de um problema real; envolve a experimentação, a recolha e a interpretação de dados; e inclui a construção de uma bússola e a exploração do Google Maps®. A reflexão que os futuros professores fazem sugere que estes identificam vantagens na articulação entre as áreas STEM, estando conscientes de que o papel do professor é muito mais desafiante.poreducação STEMformação de professoresAtividades STEM no 1.º Ciclo – uma experiência na formação inicial de professoresconference object