Antunes, RaulAmaro, NunoMatos, RuiRibeiro, AlíciaCoelho, BeatrizMangas, Catarina2021-12-022021-12-022020-1178-989-8797-57-5http://hdl.handle.net/10400.15/3767O Projeto ‘Jogamos Tudo, Brincamos Todos’ tem como principal objetivo a promoção da inclusão através de jogos motores adaptados, que fomentem noções relacionadas com a educação para a cidadania e respeito pela diferença, em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Ao longo de oito semanas serão realizadas oito sessões que seguem uma lógica de progressão e consolidação de conhecimentos, sendo cada uma constituída por quatro momentos/atividades: ‘Segue-me’ – aquecimento que simula a deslocação de uma pessoa com deficiência visual e o papel do guia; ‘BalãoBall’ – simula um movimento de uma criança com deficiência motora (falta de funcionalidade dos membros superiores); ‘Bowling Sentado’ – simula o típico jogo do bowling realizado por uma pessoa que se desloca através de uma cadeira de rodas; ‘Jogo das Caixas’ - simula uma ação concretizada a partir dos sons do meio ambiente, por impossibilidade de usar a visão. Será utilizado questionário que visa verificar as atitudes de inclusão para com os pares com deficiência e, ainda, verificar a perceção das crianças sobre a competência dos seus pares com deficiência, em dois momentos (inicial e final), procurando encontrar semelhanças e diferenças que possibilitem a avaliação do Projeto. O presente artigo pretende apresentar o Projeto “Jogamos Tudo, Brincamos Todos”, incluindo uma aplicação piloto realizada em janeiro de 2020 com duas turmas (2.º e 3.º anos do 1.º CEB), procurando-se refletir sobre a operacionalização do mesmo. A partir deste processo, espera-se ajustar e reformular as planificações e as práticas no sentido de alargar o número de participantes nos próximos anos letivos.porInclusãodeficiênciajogos desportivos adaptados1.º Ciclo do Ensino BásicoProjeto jogamos tudo, brincamos todos: o arranquejournal article