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Título: A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
Autor: Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia
Orientador: Delgado, Luísa
Feres, Marcelo Machado
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica
inserção profissional
mundo do trabalho
trabalho
professional and technological education
professional insertion
world of work
job
Data de Defesa: 18-Jan-2019
Resumo: Esta dissertação trata de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar como ocorre a inserção profissional de egressos dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretariado e Secretaria Escolar do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa teve abordagem qualitativa utilizando entrevistas estruturadas aplicadas a um grupo de alunos egressos dos cursos supracitados, que terminaram a formação técnica em 2016 e junto a agentes de inserção profissional e organizações que contratam estagiários, aprendizes e funcionários efetivos. A população amostral contou ainda com um representante do IFB. Os resultados mostraram que obter um diploma de curso técnico não é garantia de inserção profissional. A exigência de experiência nos processos seletivos é apontada como o maior obstáculo. Os casos exitosos de inserção profissional não ocorreram nas áreas de formação. A inteligência emocional foi apontada como requisito nos processos seletivos, além das competências técnicas adquiridas nos cursos concluídos pelos egressos.
This dissertation deals with research whose general objective was to identify how the professional insertion of graduates of the technical courses subsequent to the High School in Secretariat and School Secretary of the São Sebastião Campus of the Federal Institute of Brasilia occurs. The research had a qualitative approach using structured interviews applied to a group of students who graduated from the courses mentioned above, who finished the technical training in 2016, along with professional recruitment agents and organizations that hire trainees, apprentices and effective employees. The sample population also had an IFB representative. The results showed that to obtain a diploma of technical course is not guarantee of professional insertion. The requirement of experience in the selective processes is pointed out as the biggest obstacle. Successful cases of professional insertion did not occur in the training areas. Emotional intelligence was indicated as a requirement in the selective processes, in addition to the technical skills acquired in the courses completed by the graduates.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2428
Designação: Ciências da Educação - Administração Educacional
Aparece nas colecções:Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

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