Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/986
Título: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Autor: Ferreira, Frederico
Palavras-chave: Educação
Física
Escolar
Comportamentos Saudáveis
Pedagogia desportiva
Data de Defesa: Ago-2011
Editora: Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Resumo: RESUMO A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ESJEA) de Angra do Heroísmo, através da Secretaria Regional da Educação, estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estágio Pedagógico ao mestrando, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do Processo de Bolonha. O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste Processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é, exercer a docência em Unidades Escolares do Sistema de Ensino, sendo um período de adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho. A Educação Física Escolar nasce com a necessidade de formar e educar futuros cidadãos, tendo como objectivos principais o desenvolvimento global e harmonioso, a aquisição de hábitos de higiene e disciplina, de comportamentos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promovendo elevados níveis de desempenho e preparando os alunos para uma vida activa. As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma CRER 8º ano, composta por vinte alunos, com uma idade média de 15,09 ± 0,75, sendo a idade mínima de treze anos e a máxima de dezoito anos. A turma era constituída por seis alunos do sexo masculino e catorze alunos do sexo feminino. Pretendeu-se a operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a implementação da modalidade de Kickboxing e Natação, organização e realização de uma acção de Formação para os alunos, realização de um Planeamento Escolar por blocos, dividido em Unidades didácticas. O processo de Ensino e Aprendizagem teve como referência fundamental, para o sucesso das aulas de Educação Física, uma Avaliação centrada em três domínios: Área das Actividades Físicas Desportivas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. Neste Estágio foi ainda aplicado o questionário que visa caracterizar os gostos e preferências dos alunos na disciplina de Educação Física (Caracterização da turma Semedo 1998). Os resultados foram analisados pelo programa estatístico do SPSS, caracterizando os alunos, os Mestrado em Educação Física Escolar Relatório de Estágio – ESDRM/ ESJEA iii seus gostos pessoais para as diferentes matérias curriculares e matérias de Educação física, realçando também as relações com os encarregados de educação, a forma de transporte para a escola os hábitos alimentares e as características que mais apreciam num professor. Em suma, este documento contém todos os planeamentos e eventos que foram organizados ao longo deste ano lectivo e evidencia o planeamento e a avaliação realizadas.
ABSTRACT The Sports Sciences School of Rio Maior (ESDRM) and Jerónimo Emiliano de Andrade Secondary School (ESJEA) in Angra do Heroismo true Regional Secretary of Education established a partnership to provide a Teaching Internship to Masters students, as part of the second cycle of the Bologna process. This Report of Teacher Training aims to support and to describe the final step in this process. The Internship provides knowledge of what working in the workforce is really like. That is, to begin teaching in the school system -- an adjustment period of the student into the professional labor market. Physical education in he School is born of the need to form and educate the future citizen. Its main objectives are the global and eclectic development, creating hygiene habits, healthy behavior and contributing to the development of quality learning throughout life, promoting high levels of performance and preparing students for an active life. Classes were lectured during the academic year 2009/10, to class Crerr 8 th grade. The class consists of a total of twenty students, of which only eighteen attended the Physical Education classes. Their average age is 15.09, ± 0.75, fifteen being the minimum age and eighteen being the maximum. The class consists of 9 male students and 11 female students. Objectives: make the objectives proposed in the Training Project operational; organize and implement an activity project (multiactivities); monitor the teacher's classes planed in blocks and based in different didactic parts; The success of the process of Teaching and Learning in this subject area focuses on the evaluation of three assessment areas: Physical and Sports Activities, Physical Fitness and Knowledge. This training course also included a class characterization true a questionnaire with different themes from eating habits to school preferences and teachers qualities preferential. The results were analyzed by the SPSS statistical program. In resume this document contains all projects and events we had organized trough this year and emphasizes the preparation and evaluations we have done.
Descrição: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Desporto especialização em educação Física Escolar. Orientador: Doutor Pedro Sequeira
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/986
Aparece nas colecções:Mestrado em Desporto - Atividades Desportivas para Crianças

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado - Frederico Ferreira.pdf24,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.