Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/97
Título: Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
Autor: Sequeira, Pedro
Data de Defesa: 1998
Resumo: “Coaching is communication. Every act of coaching requires you to communicate. Successful coaches are masterful communicators.” Martens (1997) As características do Treinador, a sua formação e experiência, assim como as qualidades físicas, técnicas, psicológicas, entre outras, dos Atletas, são determinantes no sucesso desportivo e na relação pedagógica em Desporto. A relação pedagógica, entre Treinador e Atleta, irá influenciar tudo aquilo que se passa antes, durante e após o treino. São muitos os factores inerentes à relação pedagógica, no entanto, existe um que é preponderante em qualquer tipo de relação, seja ela pedagógica ou não, que é a comunicação. A arte de saber comunicar poderá influenciar, positiva ou negativamente, a prestação de um Atleta. Para Martens (1997), não chega aos Treinadores apenas dominar o envio, o conteúdo e a parte verbal, mas também a recepção, a parte não verbal e a parte psicológica de uma comunicação. O Feedback é um dos instrumentos que o Treinador utiliza para comunicar com o Atleta no processo da relação pedagógica. É através do Feedback que o Atleta tem possibilidades de evoluir em termos psicomotores, pois só assim é que ele obtém informações acerca das suas prestações.Será que o Treinador está apto a emitir Feedbacks apropriados? Sabe quando os utilizar e quais as suas consequências? Será que o Treinador tem uma formação desportiva e pedagógica que influencie positiva ou negativamente a prescrição de Feedbacks? A investigação científica tem se debruçado sobre o Feedback mais ao nível da Educação Física e dos seus profissionais. Mas assim como é importante o Feedback no desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, também o parece ser durante os treinos desportivos. Afinal, em ambos os casos, o Feedback tem o mesmo objectivo: auxiliar os Atletas/Alunos a desenvolverem as suas habilidades psicomotoras. Os estudos sobre o Feedback costumam apenas abordar a sua utilização durante o treino ou a aula de Educação Física. Actualmente, a investigação tem abordado, não só aquilo que se passa durante a fase interactiva, o treino ou a aula, mas também aquilo que ocorre antes e depois da fase interactiva. Este estudo pretende, não só abordar a análise multidimensional do Feedback em situações de treino de Andebol, nos escalões de formação, mas também analisar o que os Treinadores pensam antes do treino. Iremos, também, aproveitar para confrontar Treinadores com duas formações distintas, ao nível universitário e ao nível federativo, como forma de verificar qual a influência da formação dos Treinadores num instrumento tão importante como parece ser o Feedback. O estudo deste tema parece-nos de grande importância, na medida que permitirá abordar e aprofundar o estudo sobre o Feedback em situação de treino desportivo, ao mesmo tempo que permitirá introduzir uma nova perspectiva na abordagem ao Feedback – são as decisões tomadas antes da emissão dos Feedbacks.Pretendemos, com este estudo, contribuir para a pesquisa sobre a utilização do Feedback, no treino nos escalões de formação, e sobre o pensamento do Treinador antes do treino. Para além disto, pretendemos também contribuir para a análise da influência da formação profissional no processo ensino-aprendizagem.
Descrição: Dissertação elaborada sob orientação do Professor Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão da Formação Desportiva,apresentada à Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 1998.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/97
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESDRM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado do Pedro Sequeira.pdf320,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.