Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/94
Título: O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos
Outros títulos: Diagnosing conceptions about scientists through the analysis and discussion of science fiction stories written by students
Autor: Reis, Pedro
Galvão, Cecília
Palavras-chave: educação em ciência
natureza da ciência
concepções dos alunos
histórias de ficção científica
Data: 2006
Editora: Universidade de Vigo
Citação: REIS, Pedro;GALVÃO, Cecília - O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. Vol. 5, no. 2 (2006), p. 213-234
Relatório da Série N.º: Vol.5,nº2;
Resumo: Neste artigo recorre-se à análise qualitativa do enredo de histórias de ficção científica sobre o trabalho de um grupo de cientistas, redigidas por três alunos portugueses da disciplina de Ciências da Terra e da Vida do 11º ano, e à realização de entrevistas semi-estruturadas, com o objectivo duplo de diagnosticar concepções sobre os cientistas e discutir as potencialidades desta metodologia na investigação e na educação em ciência. A metodologia utilizada revelou-se bastante adequada ao diagnóstico de concepções dos alunos sobre as características dos cientistas, a actividade científica e as interacções entre ciência, tecnologia e sociedade. Entre os participantes, foi notória a falta de conhecimentos processuais e epistemológicos sobre a ciência, bem como a existência de diversas concepções estereotipadas e deturpadas sobre as características e a actividade dos cientistas. Diversos factores parecem contribuir para esta situação, nomeadamente, as práticas de sala de aula utilizadas pelos seus professores, as imagens de ciência veiculadas pelos meios de comunicação social e a ausência, nas aulas de ciências, de qualquer tipo de reflexão crítica sobre essas imagens.This study resorts to a qualitative analysis of the plot of science fiction stories about a group of scientists, written by three 11th grade Earth and Life Science students (aged 17), and to semi-structured interviews, with the double purpose of diagnosing their conceptions about scientists and discussing the potentialities of this methodology in science education and as a research tool. The adopted methodology proved particularly effective in diagnosing the students’ conceptions of scientists’ characteristics, scientific activity and interactions between science, technology and society. Among the students, a certain lack of knowledge concerning the processes and the epistemology of science and several stereotypical conceptions about scientists’ characteristics and activity were evident. Several factors seem to contribute to this situation, namely teachers’ classroom practices, the images about science depicted in the media and the absence of a critical debate about these images in science classes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/94
ISSN: 1579-1513
Versão do Editor: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART1_Vol5_N2.pdf
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART1_Vol5_N2.pdf113,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.