Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/928
Título: Desenvolvimento de um sistema idiossincrático de apoio à identificação de múltiplos critérios e ao cálculo de trade-offs na avaliação do risco de crédito a pequenas e médias empresas (PMEs)
Autor: Gonçalves, Tânia Sofia Henriques
Orientador: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Palavras-chave: Análise de Risco
Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA)
Crédito a PMEs
Tomada de Decisão Interativa Multicritério (TODIM)
Data de Defesa: 5-Jun-2014
Resumo: Atualmente, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são consideradas como as grandes impulsionadoras da economia de um país. Até à data, muitos têm sidos os estudos desenvolvidos sobre esta temática, mais concretamente sobre a avaliação do risco de crédito a PMEs. Esta avaliação é influenciada por diversos fatores que, em muitos casos, são mal interpretados e analisados de forma pouco transparente. Tendo por base os princípios da avaliação multicritério de apoio à tomada de decisão e, em particular, recorrendo à combinação de técnicas de cartografia cognitiva com a Tomada de Decisão Interativa Multicritério (TODIM), a presente dissertação tem como principal objetivo construir um sistema idiossincráticos de apoio à identificação de múltiplos critérios e ao cálculo dos respetivos ponderadores (i.e. trade-offs) na avaliação de risco de crédito a PMEs. Este objetivo resulta, essencialmente, do crescente número de créditos vencidos ao nível das PMEs, bem como da falta de confiança existente entre proponentes e agentes bancários. Com a realização deste trabalho, pretende-se que haja maior capacidade de avaliação dos pedidos de crédito efetuados pelas PMEs, aumentando a transparência ao longo de todo o processo de decisão e contribuindo para a diminuição dos valores de crédito vencido em Portugal. As implicações práticas desta proposta serão igualmente objeto de análise e discussão.
Descrição: Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/928
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESGTS
Mestrado em Contabilidade e Finanças

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TaniaSofiaHenriquesGoncalves_Mestrado_CF_2014.pdf2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.