Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/918
Título: Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
Autor: Jordão, Pedro Fernando Ferreira
Orientador: Lourenço, António Morão
Palavras-chave: Fusão de empresas
Setor dos Transportes de Mercadorias
Sinergias
Free Cash Flow to the Firm (FCFF)
Data de Defesa: 14-Abr-2014
Resumo: A principal motivação do estudo, passou por se tentar entender se a fusão das empresas em causa trará benefícios e se esta estratégia de reestruturação de empresas é vantajosa. O objetivo da realização deste estudo de caso, passa pelo cálculo dos custos e benefícios do processo de fusão de duas empresas, concluindo a presença ou não de Sinergias da fusão. Os objetos de análise serão as duas empresas de transportes do grupo Paredes, a Transportadora Tejo à Vista, Sociedade Unipessoal, Lda. e a Gomes&Paredes, Lda. Deste modo, pretendeu-se delinear uma fusão na perspetiva financeira na obtenção de valor. Assim, esta perspetiva financeira trabalhou áreas como a estratégia, o comportamento organizacional e o nível de gestão das operações (das empresas atuais e da que se vai gerar). Para se avaliar as empresas optou-se pela utilização do Método dos Free Cash Flow to the Firm (FCFF), para no fim se verificar a existência de Sinergias. Através de indicadores como o Earnings Before Interests and Taxes (EBIT), as depreciações, os investimentos em capital fixo e fundo de maneio, calculou-se os Free Cash Flow das empresas. Estes Free Cash Flow serão posteriormente devidamente atualizados. Com os FCFF atualizados, conseguiu-se apurar o valor do negócio de cada uma das empresas, e o valor desta após a possível fusão. Atualmente, verifica-se que as empresas atravessam uma situação difícil, reflexo do estado da economia do país e do mundo. No entanto, após a simulação da possível fusão, concluiu-se que esta operação criou valor, ou seja, sinergias para as empresas em causas. Assim, pensa-se que as empresas em causa necessitam rapidamente de uma estratégia de revitalização, e o presente estudo venha a ter um papel significativo na tomada de decisão.
Descrição: Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/918
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESGTS
Mestrado em Contabilidade e Finanças

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PedroFernandoFerreiraJordao_Mestrado_CF_2014.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir
PedroFernandoFerreiraJordao_MestradoCapa_CF_2014.pdf259,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.