Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/891
Título: Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
Autor: Cid, Luís
Vitorino, Anabela
Borrego, Carla
Moutão, João
Bento, Teresa
Palavras-chave: Avaliação
Satisfação
Desempenho
Análise Fatorial
Assessment
Satisfaction
Performance
Factor Analysis
Data: Mai-2013
Editora: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS)
Citação: Cid,L.;Vitorino,A.;Borrego,C.;Moutão,J. & Bento,T. (2013).Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC).Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,1(1),105-121 .
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/891
ISSN: 2182-9608
Versão do Editor: http://www.ipsantarem.pt/arquivo/5004
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais - ESDRM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista da UIIPS_N1_Vol1_2013_artigo7.pdf197,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.