Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/839
Título: Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de fitness de localizada
Autor: Franco, Susana
Rodrigues, José
Castañer i Balcells, Marta
Palavras-chave: Comportamento
Aptidão física
Exercício
Behavior
Physical Fitness
Exercise
Data: Jul-2008
Editora: Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte
Citação: Franco, S.C.A., Rodrigues J.J.F. e Balcells M.C.(2008). Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de fitness de localizada. Fitness & Performance Journal, jul-ago;7(4):251-63. doi:10.3900/fpj.7.4.251.p
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar uma aplicação piloto do novo instrumento desenvolvido, Sistema de Observação do Comportamento dos Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (SOCIF), pretendendo-se identifi car e descrever quais as tendências comportamentais dos instrutores de fi tness nas aulas de grupo, designadamente de localizada. Materiais e Métodos: Foram observadas sessões de localizada, com conteúdo de treino de resistência muscular. Foi efetuado o registro da duração dos comportamentos, através do instrumento SOCIF. Resultados: Foram encontrados valores excelentes de fi delidade intra-observador. Discussão: Verifi cou-se que: quando confrontados os resultados deste estudo com os de outros estudos, independente do contexto, os dois principais comportamentos dos professores, treinadores ou instrutores são a informação e/ou observação, parecendo que os comportamentos restantes apresentam variações em termos de ocorrência; existem alguns comportamentos que os sujeitos nunca manifestaram; os comportamentos positivos predominam em relação aos negativos; as instrutoras utilizam comportamentos que são importantes como estratégias pedagógicas para reter os alunos à prática de exercício, quais sejam, a Afetividade positiva, avaliação positiva, pressão e conversas com alunos. Os comportamentos evidenciam uma variação na sua ocorrência, de sujeito para sujeito. Os comportamentos parecem mudar a sua ocorrência de acordo com as fases da aula. Os comportamentos aparentam ser infl uenciados pela posição de realização dos exercícios. As instrutoras, durante a aula, passam a maioria do seu tempo a realizar exercício físico.Introduction: The aim of this pilot study is to make an application of the new developed instrument Fitness Instructors’ Behaviour Observation System – Group Classes (SOCIF), and to describe which, in Resistance Training classes, the behaviour instructor’s tendencies are. Materials and Methods:There were observed Resistance Training sessions, in group classes, with the content of resistance strength. We registered the behaviours duration through an observation system of the instructors (SOCIF). Results: It was guaranteed excellent values of reliability intra -observer. Discussion: We have concluded that: When we confronted the results of this study with other studies, independently of the context, the two principal behaviours of the teachers, coaches or instructors are Information and/or observation, and the other behaviours present an variable occurrence; there are some behaviours that are never manifested by the instructors; the positive behaviours prevail in relation to the negatives; the instructors use behaviours that are important as pedagogical strategies to retain the participants to the exercise practice, such as positive affectivity, praise, hustle and conversation with participants. The behaviours seem to vary between instructors; the instructors’ behaviour seems to change their occurrence in agreement with the class’ phases. The instructors’ behaviour seems to be influenced by the position of the exercises. The instructors, during the class, spend most of the time in exercise.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/839
Versão do Editor: http://www.fpjournal.org.br/pt_quem_somos.php
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais - ESDRM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7 Comportamento Pedagogico Rev 4 2008 Portugues (2).pdf92,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.