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Título: Gestão de Processos de Negócio: Uma abordagem ao processo de acreditação dos cursos no gabinete de avaliação da qualidade da Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Autor: Sobreiro, Pedro
Bento, Teresa
Rocha, Rita Santos
Palavras-chave: Business Process Management
Process Modeling
Sport Sciences School of Rio Maior
Gabinete de Avaliação da Qualidade
Data: Mai-2013
Editora: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
Resumo: Atualmente, as instituições do ensino superior, onde se inclui a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, deparam-se com várias questões e desafios relacionados com a sua acreditação e a dos seus ciclos de estudo, e consequentemente, com a melhoria da qualidade do seu desempenho e o acesso a financiamento. Esta realidade exige novas abordagens e o aumento do nível de exigência a todos os intervenientes que contribuem para a qualidade do serviço prestado. No sentido de dar resposta a estes desafios, o Gabinete de Avaliação e Qualidade tem desenvolvido iniciativas e abordagens das quais o presente trabalho é um exemplo. Com este trabalho pretendeu-se, a partir de numa abordagem de Business Process Management, demonstrar a viabilidade e operacionalidade da utilização de uma ferramenta de Business Process Management System neste contexto. Para tal, realizou-se a modelação do processo de avaliação e acreditação desenvolvido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, através da utilização do Business Process Model and Notation. Esta proposta permitiu modelar os processos na instituição, demonstrando a utilização de uma abordagem Business Process Management numa organização desta natureza, com o objetivo de promover a sua melhoria.
Currently, institutions of higher education as the Sport Sciences School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém are facing various issues and challenges related to evaluation, accreditation and funding. This reality requires new approaches and a higher level of demand to all stakeholders that contribute to the quality of service. In order to meet these challenges, the Office of Evaluation and Quality has developed new initiatives and approaches of which the present work is an example. The aim of this work was to demonstrate the feasibility and operability of the use of Business Process Management in the context of higher education using a Business Process Management System. For this, we carried out the modeling of the process of assessment and accreditation developed by the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education - A3ES, through the use of Business Process Model and Notation. We were able to model the processes within the institution, demonstrating that the use of an approach to Business Process Management in an organization of this nature, promotes its improvement.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/818
ISSN: 2182 - 9608
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais_ESES

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