Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/705
Título: As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
Outros títulos: Narratives in teacher's formative practices and investigations about education
Autor: Reis, Pedro
Palavras-chave: narrativa
desenvolvimento pessoal e profissional de professores
investigação em educação
formação
Data: 2008
Editora: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação - Unesp Presidente Prudente.
Citação: Reis,P. (2008). As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, 15 (16), 17-34. Disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/244
Resumo: O papel da narrativa como meio de conhecimento é valorizado há muito tempo por diversas disciplinas como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a antropologia ou a literatura. Durante as últimas décadas, também a educação passou a reconhecer, de forma crescente, a importância da narrativa como metodologia de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Este artigo pretende apresentar e ilustrar algumas potencialidades da utilização de narrativas em diferentes contextos educativos. Para tal, recorre a diferentes narrativas elaboradas por professores e alunos participantes em diferentes projectos de formação e de investigação coordenados pelo seu autor. - The role of narrative as a way of knowledge has been valued for quite a long time by several subjects such as history, psychology, philosophy, linguistics, anthropology or literature. During the last decades, education began also to recognize and value the importance of narrative in research and teacher education. This article intends to present and illustrate some potentialities of narratives in different educational contexts. All the presented examples were written or used by teachers and students who participated in different research and professional development projects coordinated by the author of this article.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/705
ISSN: 2236-0441
Versão do Editor: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/244
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As narrativas na formação e na investigação.pdf.pdf108,41 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.