Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/70
Título: Corporate Social Responsibility as a Tool for Competitiveness: An Empirical Study
Autor: Leal, Susana
Palavras-chave: Organizações
Responsabilidade Social
Desempenho
Performance
Competitividade
Data: 9-Jun-2005
Resumo: Nesta comunicação após uma revisão dos últimos desenvolvimentos sobre RSE, apresentam-se os resultados de um estudo empírico realizado tendo por base a respostas de 89 organizações. O objectivo do estudo foi explorar possíveis relações entre os comportamentos socialmente responsáveis das organizações e os seus desempenhos organizacionais, performance e por consequência, competitividade. Para reduzir os dados e encontrar os factores subjacentes aos comportamentos socialmente responsáveis realizou-se uma análise factorial, a qual conduziu a uma solução com 6 factores que explicam 76% da variância dos dados. Tomando por base estes resultados, procedeu-se também a uma análise de clusters. O resultado obtido pelas análises de regressão demonstrou existir uma associação positiva entre os resultados organizacionais (variável dependente) e algumas das variáveis independentes em estudo. Relação idêntica também surge no estudo da variável performance. Conclui-se que existem evidências que corroboram a relação entre os comportamentos amigos da RSE nas organizações portuguesas e os resultados e a performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/70
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESGTS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SusanaLealRSE_IPleiria2005.pdf267,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.