Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/658
Título: Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
Autor: Rosa, Marta
Godinho, Celeste
Palavras-chave: ESTUDANTE
EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
PRATICA BASEADA NA EVIDENCIA
APRENDIZAGEM
Data: Set-2011
Resumo: Este trabalho resulta da preparação da Unidade Curricular Intervenção em Cuidados Continuados II - 4º ano do Curso de 1º Ciclo de Enfermagem – 1º ciclo de uma Escola Superior de Saúde, dos conteúdos referentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Acedemos ao terreno para identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas no desenvolvimento do processo de cuidados, para uma aproximação dos conteúdos programáticos aos problemas da prática. Tínhamos como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização sobre práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados, numa unidade de média duração e reabilitação desenvolvendo para tal um estudo de caso. A partir da contextualização macro, exo, meso e microssitémica efectuada, analisamos estes contextos utilizando a observação, entrevista e questionário focalizado na perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença na RNCCI. Evidenciaram-se duas dimensões fulcrais para os processos de desenvolvimento e actualização neste contexto da RNCCI, nomeadamente referentes às interligações na equipa multidisciplinar (integradora das categorias: Adesão, Dignificação da morte, Dor e Gerir o Regime) e às interacções com os prestadores de cuidados (categorias: Prestador de cuidados, Auto Cuidado, Coping e Stress do Prestador). Esta codificação advém da relação das características definidoras dos focos/ categorias em análise e as unidades de registo identificadas pelos enfermeiros. Da análise do corpus emerge ainda uma assunção da relação destas subcategorias com a perspectiva bioecológica, enquadradora deste estudo. A partir dos resultados do estudo de caso desenvolvido neste contexto, constituir-se-á com os estudantes, com base nos processos de aprendizagem já desenvolvidos na unidade curricular de investigação, a necessidade do recurso a uma prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença nesse contexto, tendo em conta as necessidades reais por nós identificadas. No desenvolvimento deste estudo foram tidas em conta questões éticas inerentes à salvaguarda do anonimato do contexto de pesquisa e dos participantes do estudo. Os resultados são exclusivos para este contexto de prestação de cuidados não sendo extrapolados a outros. Consideramos ter contribuído para a concepção do desenvolvimento do percurso formativo dos estudantes no que diz respeito à temática dos Cuidados Continuados, onde se evidencia a necessidade de utilização da PBE. Os resultados do nosso estudo permitirão desenvolver e aprofundar a mobilização do conhecimento em enfermagem, numa perspectiva da didáctica em cuidados continuados, como área emergente no contexto da saúde
Descrição: Comunicação apresentada na 11ª Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE. Coimbra, Setembro 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/658
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