Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/656
Título: Articulação teórico-prática. Da concepção à operacionalização
Autor: Rosa, Marta
Silva, Mário
Palavras-chave: COMPETÊNCIA DO ESTUDANTE
ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
ENFERMAGEM
PROCESSO DE ENFERMAGEM
MODELO TEÓRICO DE ENFERMAGEM
Data: Abr-2011
Resumo: Na orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas:  «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem»  «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney
Descrição: Poster apresentado no III Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem. Santarém, Abril 2011, Sob orientação cientifica do Sr. Professor Doutor José Amendoeira
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/656
Aparece nas colecções:Posters em conferências e congressos_ESSS

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