Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/625
Título: A discussão como abordagem educativa: perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superior
Outros títulos: A discussion as educational approach: The way of teachers of an institution of higher education
Autor: Linhares, Elisabete
Reis, Pedro
Palavras-chave: discussão
ensino superior
metodologia educativa
didáctica
professor
educational methodology
discussion
teaching
Data: Set-2011
Editora: UNESP - Revista da Pós-Graduação em Educação da faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação
Citação: Linhares, E., & Reis, P. (2011). A Discussão como abordagem educativa: Perspetivas dos professores de uma Instituição de Ensino Superior. Nuances: estudos sobre Educação, 20 (21), 178-190.
Resumo: Embora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica-se que esta metodologia é pouco utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere diversos elementos que poderão auxiliar os professores, nomeadamente os da área de ciências, na integração efectiva de actividades de discussão nas suas práticas lectivas. - Although the discussion shut down potential in promoting scientific literacy skills essential for responsible citizenship, notes that this methodology is widely used in educational settings. It is therefore important to understand the factors that influence the performance of this type of activity by teachers. This study seeks to identify teachers' conceptions of a college education Portuguese against the advantages and limitations of the use of discussion as an educational approach. To this end, it was built for an online questionnaire to all their teachers. The results show that teachers value greatly discussion activities as educational methodology in the various subject areas. However, the results also reveal some negative aspects associated with the activities of discussion, namely, the difficulties in its evaluation and the high amount of time they require. This research suggests several elements that can help teachers, including the sciences, in the effective integration of activities in their discussion llective practices.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/625
ISSN: 2236-0441
Versão do Editor: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1104/1109
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
nLinharesnovo.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.