Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/555
Título: Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebés
Autor: Linhares, Elisabete
Matos, Ana Claúdia
Aperta, Daniela
Correia, Filipa
Palavras-chave: Educação sexual
Fecundação
1.º Ciclo do Ensino Básico
Data: Nov-2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Linhares, E., Matos, A.C., Aperta, D. & Correia, F. (2011). Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebés.IPS. Escola Superior de Educação. Poster apresentado no V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Lisboa, Escola Superior de Educação.
Resumo: Atualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências, consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade. O presente estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa, realizado através de uma recolha iconográfica que teve por base o desenho e uma breve descrição do mesmo. O objetivo central desta investigação prende-se com o conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os desenhos foram elaborados por uma turma do 3º ano. A recolha dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala de aula. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem, maioritariamente, conceções deturpadas sobre fecundação evidenciando a mãe como a única interveniente neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos não são utilizados de forma adequada. Assim, é importante que se invista no esclarecimento e na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais científicas e uma formação mais sólida das crianças.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/555
Aparece nas colecções:Posters em conferências e congressos_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Poster_Origem dos bebés_CIED.18Nov_VersãoFinal .pdf452,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.Poster.Bebés_Poster_V Encontro do CIED ESELisboa.pdf60,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.