Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/545
Título: A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais escolares portugueses de zoologia (1887-1907)
Autor: Cavadas, Bento
Palavras-chave: Darwinismo
manuais escolares
mecanismos de evolução
transposição didática
Zoologia
Darwin
Data: 2011
Editora: Hergar Ediciones Antema Y Alexia Cachazo Vasallo
Citação: Cavadas, B. (2011). A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais escolares portugueses de zoologia (1887-1097). In J. M. Hernández Díaz (coord.). Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (pp. 597-613). Salamanca: Hergar Ediciones Antema Y Alexia Cachazo Vasallo.
Resumo: Com o objetivo de aportar novos dados sobre o ensino do darwinismo no sistema liceal português, este trabalho apresenta a análise da transposição didática dessa teoria da origem das espécies para os principais manuais escolares de Zoologia, do ensino liceal, publicados entre 1887 e 1907. Este estudo socorreu-se de uma metodologia qualitativa, centrada na análise comparativa da transposição dos mecanismos de evolução darwinista expostos no livro On the Origin of Species para o discurso textual dos manuais. Os mecanismos de evolução darwinista considerados foram: a) adaptação; b) variabilidade; c) correlações de crescimento; d) hereditariedade; e) seleção natural e concorrência vital; f) seleção sexual e g) isolamento geográfico. Os resultados mostraram que os mecanismos do evolucionismo darwinista foram expostos pelos autores dos manuais com um desenvolvimento crescente, em número e complexidade, aquando da apresentação das diferentes perspetivas sobre a origem das espécies, evidenciando a influência da corrente positivista.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/545
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESES



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.