Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/539
Título: Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
Autor: Barros, Claúdia
Padilha, Simone
Palavras-chave: Escrita
Ensino-Aprendizagem
Autoria
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Barros,C. & Padilha,S. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções,19(7),259-273
Resumo: Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of students and strongly contribute to the constitution of students as authors.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/539
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S15%20-%20Barros%20&%20Padilha.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº19

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
S15 - Barros & Padilha.pdf222,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.