Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/538
Título: Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital
Autor: Teixeira, Madalena
Novo, Cristina
Neves, Elisabete
Palavras-chave: Escrita
Ensino
Aprendizagem
Processo de escrita
Tecnologias de informação e comunicação
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Teixeira,M., Novo,C. & Neves, E. (2011). Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital. Revista Interacções,19(7),238-258
Resumo: Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão. Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita, tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos. Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante comunidade. - In the introductory note we present the evolution of writing pedagogy in three different approaches: the traditional approach or the transcript, which favors the dominance of orality or transcoding pedagogy and finally, an approach based on rewriting. To support our perspective, we use the contributions referenced from the National Program for Teaching Portuguese (PNEP), explaining the three phases of the writing process: planning, writing and revision. In this context we considered essential to include the use of Information and Communication Technology (ICT) as a way of highlighting the teaching and learning of writing, based on the assumption that they are an integral part of contemporary societies and are essential to raise the level of literacy of its citizens. Thus, revisited the theoretical context and theoretical and practical use of digital resources through national and international authors and the submission of a proposal for collaborative writing activities using ICT, we’d like to emphasize the importance of this process: i) ratio of students to the dissemination of product / process of writing, (ii) the link established with the references of the student (what the learner already knows) and (iii) the link with the rest of the community.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/538
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S14%20-%20Teixeira%2C%20Novo%20&%20Neves.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº19

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