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Título: Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?
Autor: Dias, Eliana
Mesquita, Elisete
Finotti, Luísa
Otoni, Maria
Lima, Maria
Rocha, Maura
Palavras-chave: Gênero discursivo
Gênero textual
Competência discursiva
Ensino de língua portuguesa
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Dias,E.,Mesquita,E.,Finotti,L.,Otoni,M.,Lima,M. & Rocha, M. (2011). Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?. Revista Interacções,19(7),142-155.
Resumo: Este artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a adoção das expressões gênero textual ou gênero discursivo. Ao assumirmos que há distintas consequências decorrentes do uso dessas expressões, discutimos diferentes posições de alguns autores a respeito dessa dicotomia. Para isso, contamos com a contribuição de Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) e Rojo (2005), principalmente. Considerando que o conceito de competência discursiva não pode ser desvinculado de conceitos como os de língua e linguagem e de sociedade, práticas sociais, instituições sociais, comunidades linguísticas e cidadania, concluímos que, uma vez conhecedor da diversidade de gêneros discursivos existentes nas diversas esferas sociais, o falante discursivamente competente pode transitar de uma instituição a outra, de uma esfera a outra, participar ativamente das práticas sociais específicas de cada instituição e pensar em possibilidades de mudanças nessas práticas. - This article presents a theoretical discussion about the adoption of the terms textual genre or discursive genre. When we assume that there are different consequences arising from the use of these expressions we discuss the different positions of some authors about this dichotomy. For this, we rely on the contribution of Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) and Rojo (2005), mainly. Considering that the concept of discourse competence can not be detached from concepts such as speaking and the language and concepts such as society, social practices, social institutions, language communities and citizenship, we conclude that, since knowing the diversity of existent discursive genres in different social spheres, the speaker discursively competent can move from one institution to another, from one sphere to another, actively participate in social practices specific to each institution and think about possible changes in these practices.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/532
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S8%20-%20Dias%2C%20Mesquita%2C%20Finoti%2C%20Otoni%2C%20Lima%20&%20Rocha.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº19

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