Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/530
Título: Literacia e ensino da compreensão na leitura
Autor: Carvalho, Carolina
Sousa, Otília
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Literacia
Práticas de ensino
Estratégias de leitura
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Carvalho,C. & Sousa, O. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura. Revista Interacções,19(7),109-126
Resumo: Este artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual. A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade. - This paper presents a reflection on the concepts of literacy and reading comprehension. Reading literacy updates the needs of contemporary society regarding to reading skills. The teaching of reading comprehension became a challenge to the school, given that reading is everyday less restricted to the school and the academic life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world. The relationship between being able to read and being able to understand it is not a constant. Thus, the explicit teaching of strategies for enabling readers to understand fully what they read becomes a fundamental task to give students the opportunity to continue learning in school successfully. It also enables them to keep learning in professional contexts, and to be able to act in society.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/530
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S6%20-%20Carvalho%20&%20Sousa.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº19

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
S6 - Carvalho & Sousa.pdf266,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.