Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
266.15 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de
compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia
atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de
leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a
leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma
ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual.
A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma
constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor
compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a
todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de
poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade. - This paper presents a reflection on the concepts of literacy and reading
comprehension. Reading literacy updates the needs of contemporary society regarding
to reading skills. The teaching of reading comprehension became a challenge to the
school, given that reading is everyday less restricted to the school and the academic
life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world.
The relationship between being able to read and being able to understand it is not a constant. Thus, the explicit teaching of strategies for enabling readers to
understand fully what they read becomes a fundamental task to give students the
opportunity to continue learning in school successfully. It also enables them to keep
learning in professional contexts, and to be able to act in society.
Description
Keywords
Compreensão na leitura Literacia Práticas de ensino Estratégias de leitura
Citation
Carvalho,C. & Sousa, O. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura. Revista Interacções,19(7),109-126
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação