Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/521
Título: Formação docente a partir de narrativas de aprendizagem
Autor: Megid, Maria
Fiorentini, Dario
Palavras-chave: Formação de professores
Operações numéricas
Narrativas de aprendizagem
Aprendizagem docente
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Megid, M. & Fiorentini, D. (2011). Formação docente a partir de narrativas de aprendizagem. Revista Interacções,18(7),178-203.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o processo de aprendizagem da docência em matemática de alunas de um curso de Pedagogia (Curso pré-serviço de formação de professores dos anos iniciais). O foco da análise consistiu na busca de indícios de mudança de significado e de conhecimento dos futuros professores em relação às quatro operações aritméticas e ao seu ensino. Para isso, foi analisada uma experiência formativa que tinha por base atividades reflexivas e exploratórioinvestigativas, incluindo escrita de narrativas dos estudantes sobre seu processo de aprender. A escrita era, inicialmente, individual e, depois, coletiva em um grupo colaborativo. Essas escritas dos estudantes eram complementadas pela escrita reflexiva da formadora-pesquisadora. A reflexão dos estudantes incidia, primeiramente, sobre o modo como realizavam as operações aritméticas, utilizando cálculo mental e algoritmos. A seguir, os diferentes procedimentos e reflexões eram socializados com toda a classe, produzindo novas alternativas para o ensino de algoritmos. Os resultados mostraram que as narrativas de aprendizagem proporcionaram, ao futuro professor, conhecimento de si, tendo problematizado e reconstruído seus saberes sobre as operações com os números naturais e projetado outros modos de ensiná-las. Desenvolveu também autoconfiança e uma relação mais positiva com a matemática. - The aim of this study is to analyze mathematics education in a course of Pedagogy (pre-service teacher training for the first school years). The focus of analyse was to search for change evidences in future teachers' knowledge regarding the four arithmetic operations and the methodologies to teach these operations. For this, we analyzed a formative experience based on reflective and investigative activities, including students' written narratives on their learning process. The writing was done in two stages: first individually and second in a collaborative group. These writings were complemented by reflective writings of the educator-researcher. Students' reflection focused primarily on how the arithmetic operations were performed using mental calculation and algorithms. Next, different procedures and reflections were discussed with the whole class, producing new approaches to algorithms' teaching. The results showed that the learning narratives of future teachers developed their self-confidence, a more positive relationship with mathematics, and provided a better understanding of themselves, helping them to question and to reconstruct their knowledge about the operations with natural numbers and different methods to teach these operations.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/521
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/R8%281%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº18

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
R8(1).pdf596,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.