Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/517
Título: Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
Autor: Passos, Cármen
Galvão, Cecília
Palavras-chave: Narrativas
Investigações matemáticas
Desenvolvimento profissional
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Passos,C. & Galvão,C. (2011). Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores. Revista Interacções,18(7),76-103.
Resumo: As narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento; a relação entre a investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das professoras, revelado nas narrativas, inclui sentimentos de avanços e de recuos que refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para além das relacionadas à ação como professoras de matemática. - The narratives produced by teachers – one of them Portuguese – and by a teacher educator about their learning and didactic performances in investigative activities in mathematics lessons, reveals indications of their constitution and professional development, and composes a process of pedagogical reflection that allows the authors to understand the consequences of their performance and to create new didactic strategies. We try to understand, through these narratives of education, the relations between practice and knowledge, that is, to reveal how the process of knowledge production happens; the relation between inquiry and practice; what is learned when mathematical lessons are investigated and mathematical explorations/investigation are proposed in the class. In a qualitative approach, the collection and the analysis of data were based on studies that take the production of narrative texts as a process of pedagogical reflection. The professional development of the teachers, revealed in the narratives, includes feelings of going forward and backward that reflect the moments and the contexts that they were and allow reflections that go beyond the ones related to their action as mathematics teachers.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/517
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/R4%281%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº18

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
R4(1).pdf359,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.