Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/516
Título: Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
Autor: Marquesin, Denise
Nacarato, Adair
Palavras-chave: Narrativas de formação
Formação docente
Ensino de geometria
Grupo colaborativo
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Marquesin,D. & Nacarato,A. (2011). Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Revista Interacções,18(7),54-75.
Resumo: O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação. - This text is about part of a master’s research carried out with five teachers from the same school in the Jundiaí countryside, in the state of São Paulo, Brazil. Based on collaborative work, the study was aimed at narrating the experience of a teacher facing the challenge of learning how to teach geometry in the first years of Elementary School. The educational process in the group was mediated by the teachers and the teacher educator, through the production of narratives, instruments of analyze. Such accounts were shared by the group, helping that teacher both in her professional constitution and in including geometry in her teaching practice. It is a narrative with reports from the teachers and theoreticians that we talked to, in an attempt to produce senses for the use of narratives as (trans)formation strategies.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/516
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/R3.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº18

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
R3.pdf290,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.