Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/509
Título: Productive discussions for online collaborative creativity
Autor: Ferreira, Deller
Santos, Gilberto
Palavras-chave: Collaboralive learning
Creativity
Knowledge building
Dialogic
Dialectic
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Ferreira,D. & Santos, G. (2011). Productive discussions for online collaborative creativity. Revista Interacções,17(7),189-207.
Resumo: Actual research shows that important creative insights typically occur in collaborative groups, and highlight some collaborative processes that can further collective creations. However, it is necessary to have a better understanding of the processes whereby innovations emerge from groups. In order to have a deeper understanding of the multiple facets of collaborative creative processes in online discussion environments, it is discussed in this work a framework to analyze discourse in function of innovation, creativity, and knowledge production. Empirical data were qualitatively analyzed according to Hymes (1974) ethnography of communication. Qualitative content analysis evidenced that creative collaborative process is transactional and intertwines the divergent and convergent thinking. Despite it involves the generation of new ideas or the recombination of known elements into something new that relies on imagination, the divergent thinking, the random and considers multiple solutions and alternatives, it also involves the convergent thinking, that depends on a systematic search for solution and multiple evaluative actions. - Pesquisas atuais mostram que a criatividade tipicamente ocorre em grupos em colaboração e destacam alguns processos colaborativos que podem promover criações coletivas. Contudo, é necessário ter-se um melhor entendimento de processos grupais pelos quais inovações emergem. Neste trabalho é discutido um framework para analisar o discurso em função da inovação, criatividade e produção do conhecimento, com o intuito de obter-se um entendimento mais aprofundado das múltiplas facetas de processos criativos e colaborativos em ambientes de discussão online. Dados empíricos foram qualitativamente analisados de acordo com a etnografia da comunicação de Hymes (1974). Uma análise qualitativa de conteúdo evidenciou que o processo criativo colaborativo é transacional e entrelaça os pensamentos divergente e convergente. Apesar do mesmo envolver a geração de novas idéias ou a recombinação de elementos conhecidos em algo novo baseado na imaginação, o pensamento divergente, o randômico, e considera múltiplas soluções e alternativas, ele também envolve o pensamento convergente, que depende de uma busca sistemática para uma solução e múltiplas ações avaliativas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/509
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/Q11_Deller&Gilberto.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº17

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Q11_Deller&Gilberto.pdf242,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.