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Título: Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
Autor: Rosso, Ademir
Tozetto, Annaly
Brandt, Célia
Freire, Leila
Cerri, Luis
Larocca, Priscila
Campos, Sandro
Palavras-chave: Letramento docente
Formação de professores
Ação comunicativa
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Rosso,A.,Tozetto,A.,Brandt,C.,Freire,L.,Cerri,L.,Larocca,P. & Campos,S. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções,17(7),114-134.
Resumo: O presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano), capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas. - This paper is a study about the hypothesis that the teachers’ training can be better understood through the concept of teacher’s literacy process. We depart from the principle of the language as central component for the thinking organization and exercise, discussing the access to its various forms and to the ability to use it consciously as literacy. It is supported the idea of teacher’s literacy as world and school reading, and also the ability of critical intervention at these spheres. The concept is built based on the criteria of the construction the subjetc’s protagonism (to say his word, in Freire’s approach), ability to read the world and the professional community in which he/she works (what implies a degree of enlightening) and the perspective of putting the disciplinary knowledge on a dialogic key, instead of a monologic one, in the pedagogic activity. The perspective of critical literacy rejects the instrumental or technical reason and supports itself at the Habermas’ communicative action theory.
Descrição: Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/505
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/Q7_Rosso%20et%20al.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº17

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