Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/503
Título: Formação para formar o leitor jovem do século XXI
Autor: Mafra, Núbio
Rezende, Lucinea
Palavras-chave: Formação de professores
Leitura
Cultura midiática
Pedagogia
Letras
Data: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Mafra, N. & Rezende, L. (2011). Formação para formar o leitor jovem do século XXI. Revista Interacções,17(7),96-113.
Resumo: Os autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal. These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the students and curriculum proposals a long way off from the current demands in language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/503
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/Q6_Mafra.pdf
Aparece nas colecções:Volume 7 - 2011 - nº17

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Q6_Mafra.pdf258,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.