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Título: Os sms em alunos do 2º e 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais ? ( um estudo de caso).
Autor: Teixeira, Madalena
Correia, Rosária
Palavras-chave: Sms
Léxico
Necessidade social e funcional
Escrita logográfica
Normativos legais
Data: 2010
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Teixeira, M. & Correia, R. (2010).Os sms em alunos do 2º e 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais ? ( um estudo de caso). Revista Interacções,16(6),122-138.
Resumo: O artigo que se apresenta tem por objectivo analisar sms de alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, procurando averiguar em que medida os seus registos escritos se distanciam, em termos lexicais e ortográficos, dos registos normativizados por dicionários e gramáticas. Para identificar essas alterações, irá adoptar-se uma metodologia de tipo etnográfico, tendo por base um estudo de caso, em que se efectuará uma comparação entre os sms escritos por alunos de ambos os ciclos de ensino. A análise terá o seu foco no tipo de vocabulário utilizado por um aluno do 2º ciclo e por um aluno do 3º ciclo e tentar-se-á mostrar que há tendência de aproximação entre a oralidade e a escrita e que a utilização da escrita logográfica é uma realidade escolar. Sublinha-se, também, o facto de não se considerar este contexto de escrita uma ameaça para as “gramáticas oficiais”. - The article presented here aims at analyzing sms of pupils attending the 2nd and 3rd cycles of basic education, seeking to ascertain to what extent their written records differ, regarding their lexical content, from the standard regulations set by dictionaries and grammars. In order to identify these changes, we will adopt an ethnographic methodology, based on a case study, and establish a comparison between the sms written by students of both education cycles.The analysis will focus on the type of vocabulary used by a student of the 2nd and a student of the 3rd cycle and try will demonstrate that there is a tendency of rapprochement between the oral and writing components, and that the use of logographic writing is a school reality. This article also highlights the fact that this context of writing isn’t considered a menace to official grammars.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/494
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/P9_Teixeira&Correia.pdf
Aparece nas colecções:Volume 6 - 2010 - nº16

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