Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/432
Título: (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
Autor: Hamido, Gracinda
Palavras-chave: Dialogismo
Supervisão
Reflexividade
Desenvolvimento profissional
Dialogism
Supervision
Reflectivity
Professional development
Data: 2010
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
Citação: Hamido,G. (2010).(Dia)lógicas de Dformação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais. Revista interacções,14(6),216-258
Resumo: Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/432
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/N10%20-%20Hamido.pdf
Aparece nas colecções:Volume 6 - 2010 - nº14

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
N10 - Hamido.pdf600,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.